Meteorologia

Período do BRO-O-Bró se aproxima e período chuvoso pode acabar esta semana

Nos ultimos dias as madrugadas registraram temperatura menor que 20ºC
Amalia Saraiva 17 de Julho de 2017 às 09:13
Imagem ilustrativa Imagem ilustrativaFoto: Reprodução

Dias quentes e noites frias, são com essas mudanças climáticas que o teresinense está convivendo nos últimos dias. Segundo dados do Climatempo, a última quinta-feira (13/07) foi a madrugada mais fria do ano em Teresina (17ºC). As altas temperaturas do dia têm sido compensadas por noites amenas.

Porém de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) essa realidade vai mudar a partir desta semana. De segunda-feira até domingo, as temperaturas mínimas variam entre 18 e 23 graus. Se as mínimas sobem, as máximas também tendem a elevar: Teresina deve registrar sensação térmica máxima de até 36 graus, já sinalizando a aproximação do B-R-O-Bró, período em que o Piauí como um todo

No entanto, as diferenças de quase 10 graus entre as temperaturas durante o dia e a noite serão devem ser compensadas no próximo final de semana, quando Teresina deve ter precipitação, as últimas antes do início do período mais quente do ano. De acordo com o Climatempo, há previsão de pancadas de chuva na Capital na tarde e a na noite da sexta-feira (21), do sábado (22) e qualquer hora do dia no domingo (23). As chances de chuva nestes três dias chegam aos 80%.

Cuidados e proteção

Mesmo com a previsão de pancadas de chuva para o final da semana, o teresinense não pode descuidar da proteção contra os raios solares. Segundo a previsão do Inpe, em todos os dias o índice UV é máximo na Capital, principalmente por conta da pouca formação de nuvens durante os períodos mais quentes do dia.

Por volta das 15 horas, os raios atingem um nível crítico. A recomendação é que neste horário as pessoas evitem se expor ao sol e se o fizerem, que utilizem filtro com fator de proteção máxima de acordo com seu tipo de pele. Há que tem cuidado também com a hidratação do corpo. É importante andar sempre com uma garrafinha de água para beber em intervalos regulares.

Curta a página do Portal R10 no Facebook: Portal R10