Uruçui-PI
SOBRE O AUTOR

Evandro Carvalho é blogueiro do Município de Uruçuí-PI. Contato: (89) 99927-3020

 

Prefeitura de Uruçuí recebe veículos de combate a incêndios

11 de Agosto de 2017 às 11:41
Carro da brigada de incendio da PMU Carro da brigada de incendio da PMUFoto: CCOM PMU

O prefeito de Uruçuí, Dr. Wagner Coelho recebeu na manhã desta quinta-feira (10), das mãos do governador Wellington Dias, veículos do Pró-Cerrado, Programa de Combate ao Desmatamento e Queimadas na Região do Cerrado Brasileiro, bioma encontrado no Sul do Piauí. O programa que possui recursos do Banco Mundial trabalha no combate ao desmatamento e à prevenção a queimadas na região que mais expande a fronteira agrícola no Piauí.

O gestor afirmou que a caminhonete e as duas motos entregues pelo Governo do Piauí chegaram em boa hora. “Fizemos recentemente formação de brigadistas em Uruçuí, e agora estamos recebendo estes veículos equipados com itens de combate e prevenção de queimadas e desmatamento ilegal. Nossos brigadistas também possuem equipamentos de proteção individual para garantir a segurança de todos os profissionais. Temos muitos focos de queimada no município, que traz inúmeros prejuízos para a fauna e flora”, frisou Dr. Wagner.

O secretário de agricultura, Samuel Werner, participou da solenidade de entrega dos veículos e destacou que os incêndios criminosos estão queimando a palhada, deixando o solo mais pobre. “Na região de Uruçuí, temos cerca de 150 mil hectares de plantação, e as queimadas trazem um prejuízo de cerca de R$ 4 mil para cada hectare incendiado, então é uma questão que traz grande preocupação para o município e a secretária de Agricultura junto com a Secretaria do Meio Ambiente está trabalhando em conjunto para conscientizar as comunidades para evitar as queimadas”.

Além de Uruçuí, os municípios piauienses que foram contemplados com ações do programa de preservação do Cerrado estão Baixa Grande do Ribeiro, Palmeira do Piauí, Currais e Santa Filomena. Todas as cidades serão beneficiados com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) pela Semar e com o treinamento de brigadistas.

“Nessa área ambiental, a gente comemora essa parceria que permite, com o Pró-Cerrado, a presença de patrulhas que vão atuar na área preventiva e no combate ao desmatamento ilegal, a incêndios. É preciso pensar em cuidados que protejam a natureza o ecossistema naquela região”, concluiu o governador Wellington Dias.

Governador W.D. e Pref. Wager Pires CoelhoGovernador W.D. e Pref. Wager Pires CoelhoFoto: CCOM PMU

Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço são de responsabilidade civil e penal exclusiva do colunista. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial do R10.